Sabemos que nesse momento as viagens se tornaram mais difíceis, mas é possível continuar mergulhando nos cenários dos destinos espalhados pelo mundo. A cidade de San Francisco é cinematográfica, fotogênica, romântica e inspiradora, por meio de filmes e séries o espectador pode e consegue se aproximar de locais emblemáticos desse destino mesmo sem estar lá fisicamente.

O cinema surgiu no sul da California, mas San Francisco foi usada como locação para produções de todos os gêneros, incluindo grandes sucessos. Um deles é o filme MILK sobre a história real de Harvey Milk que abriu em 1973 sua loja fotográfica no bairro de Castro e ganhou grande importância para a luta LGBT depois de se tornar o primeiro gay a alcançar um cargo público de importância nos EUA. Já o filme Grandes Olhos de Tim Burton conta a história da pintora Margaret Keane e tem como destaque locações como o Palace of Fine Arts e North Beach.

A premiada animação Divertida Mente tem o poder de conquistar todas as idades. Seu enredo fala sobre a menina Riley e explica através de personagens lúdicos o funcionamento das cinco emoções após sua mudança com os pais para San Francisco. Com o mote da representatividade surge o filme Meu Eterno Talvez, que além de reproduzir o famoso passeio no cable car mostra com seu elenco asiático como a cidade é acolhedora e aberta a todos. Outra possibilidade é o clássico Diário da Princesa que passa por lugares icônicos como o famoso Musée Mécanique, as Painted Ladies e a Lombard Street.

Não são apenas filmes que usam a cidade como pano de fundo. A série Crônicas de San Francisco é uma grande homenagem a cidade e a tudo que ela representa para o mundo, os episódios reúnem cenários memoráveis e grupos excêntricos em um condomínio na área central. Outra série interessante é Looking com locais como a famosa Golden Gate e o bairro de Castro, que possibilitam encontros e desencontros de amigos ao longo da vida. Não podemos esquecer a aclamada Fuller House, que volta à casa da família Tanner para viver suas histórias em uma das regiões mais famosas da cidade, a Alamo Square. Outras dicas de séries são: Big Little Lies, Silicon Valley e Dilema.

A arte pode nos transportar para diversos lugares e trazer muita inspiração.

Aproveite esse momento único para conhecer algumas dessas produções e sentir o espírito da cidade que é #ALWAYSWELCOME!

Por Marina Carvalheira

Produções cinematográficas e a cidade de San Francisco